Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


A Controvérsia: CET's VS Cursos Superiores

por David M., em 07.09.15

 

Este vai ser mais um post com uma temática diferente. Vou pela primeira vez abordar um pouco da formação que estive a tirar num Curso de Especialização Tecnológica, que é parte da [entidade a designar].

 

Tendo iniciado este curso no início de Abril de 2014, este tem como objectivo formar as pessoas activas em questão de forma a que:

-prossigam para o mundo do trabalho, através do estágio (incluido no curso), de forma a que fiquem empregues;

-prossigam para a Universidade, já com o ano 0 (zero) concluido, e inclusive já algumas cadeiras (disciplinas) do Curso de Design de Moda concluidas;

-possa ainda ingressar num estágio internacional.

 

Até aqui tudo parece OK. Agora vamos passar à parte em que nós, os formandos, tinhamos agendada a nossa presença em aulas cujo local é a Universidade da [a designar].

Ao princípio, tudo bem, embora que uma formadora já nos tivesse elucidado do facto que certos alunos que estavam a frequentar o Curso de Design de [a designar] se sentiram incomodados com a presença de alunos do Curso anterior. A razão? Bem é algo que sinceramente ainda ninguém conseguira decifrar até ao momento:

Será: "uma questão de superioridade", porque talvez 'eles' paguem propinas, e como nós somos financiados pelo Governo de Portugal, quiçá sejamos mais "pobres" por isso, o que não nos impede de:

  • ficarmos aptos a lançar uma mini-coleção, num único ano de formação;
  • ficamos com dinheiro extra para gastar numa peça de especialidade a nosso gosto;
  • como ainda ficamos preparados para seguir uma área ao nosso gosto sem ter de ficar 3 (três) ou mais anos pendentes de um curso cuja grande parte das temáticas são de tamanha irrelevância (relatos de quem frequenta o curso de Design de Moda);
  • Acrescentando ainda, que o nosso cargo como "Técnicos Especializados em Industrialização do Produto Moda" se torna muitíssimo superior numa data de aspectos, de acordo com o QNQ (Quadro Nacional de Qualificações).

 

Sinceramente, quem segue este blog, tem plena noção de que o meu estilo é bastante reverente e se destaca de qualquer estilo presente na cidade da [a designar], onde me encontrara a frequentar o curso. E aí sobrepõe-se de novo algo que parece incomodar visualmente certos alunos do curso em questão. Como se não bastasse a nossa eficácia de aprendizagem prática na realização de qualquer peça ao nosso gosto, ainda tem surgir uma "alminha" como eu, que, desculpem o meu egoísmo e alto ego, é imagem representante da mesma, pelo destaque e exclusividade visuais que reproduzo.

 

Então parece surgir uma controvérsia sempre que estamos presentes na Universidade, umas alminhas que não deveriam estar alí inseridas, mas que para incómodo de alguns, alí vão permanecer até que acabemos o Curso.

Nós não incomodámos ninguém, tendo aulas programadas e o nosso horário era feito de forma a não convergir com o horário de qualquer aluno que esteja inserido na Universidade em questão. 

 

E com este post eu não pretendo ficar superior a ninguém, simplesmente demonstrar a todos os designers de moda que estão activos no curso, não se sintam ameaçados porque quem ali está, está alí para concluir o curso com êxito..

 

Queria ainda dizer, que alunos que estiveram a tirar o Mestrado em Design de [a designar], me convidaram para participar como *ajudante* num desfile realizado durante [evento a designar], elevando assim a minha consideração e respeito em relação a eles. Mais uma vez, não se torna necessário criar controvérsia onde ela não necessita de existir, e é essa a mensagem que me cabe transmitir, somente clarificando o tema abordado.

 

Somos todos constituidos por personalidades diferentes, mas todos com direito a ser tratados de igual forma.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:18



T H I N K... D I F F E R E N T L Y.

Tradução | Translation | Traducción | Vertaling


Sobre | About

 

Este é um blog de quem é diferente, para o mundo.

Dirigido por um rapaz de 20 anos, residente em Portugal e apaixonado por designs irreverentes, hologramas, barbies e muito mais!


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Social Networks | Redes Sociais


calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Música!



Coisas que eu AMO